Inovação: Diesel para Elétrico. Cada vez mais condutores consideram adquirir um veículo elétrico novo a bateria, sendo este o segmento que mais cresceu recentemente. No entanto, esta tecnologia ainda é dispendiosa e os automóveis antigos a combustão estão a perder valor. Torna-se difícil para muitos condutores com menos recursos financeiros comprar um carro elétrico novo. Desse modo, uma startup alemã que propõe converter carros a combustão em veículos elétricos a bateria por preços entre 12.000€ e 15.000€ desperta interesse.
Situada em Dachau, na Alemanha, a e-Revolt oferece aos seus clientes a oportunidade de transformar veículos que originalmente possuíam motores a gasolina ou gasóleo em automóveis elétricos. A startup informa que o processo demora em média 8 horas. A empresa já desenvolveu kits de conversão para 42 modelos, certamente os mais populares na Alemanha.
Embora as conversões desse tipo não sejam novidade, algumas empresas em Portugal as realizam com sucesso. No entanto, por toda a Europa, as modificações de veículos a combustão para elétricos são mais comuns em modelos clássicos ou, pelo menos, em antigos modelos de luxo. Esses veículos são preciosos para os seus proprietários. Eles desejam continuar a utilizá-los sem terem de lidar com grandes reparações mecânicas para evitar avarias e, sobretudo, a poluição resultante.
Inovação: Diesel para Elétrico
A e-Revolt tem a capacidade de converter qualquer tipo de veículo, mas, por enquanto, prefere concentrar-se em modelos mais acessíveis. Um exemplo dado é o Golf MK VII, da penúltima geração, que anteriormente montava um motor a gasóleo. O processo envolve a remoção do motor a diesel e a substituição pelo motor elétrico, o conversor e todo o sistema de gestão de energia, assim como o carregador de bordo.
A bateria deverá ser instalada na parte inferior da bagageira, uma vez que o processo de transformação demora apenas 8 horas e não permite grandes alterações estruturais que envolvam chapa, soldadura e pintura. A e-Revolt promete uma autonomia entre 250 e 300 km, embora a capacidade do acumulador e a potência de recarga não sejam divulgadas pela empresa.
Site e-Revolt: https://www.e-r3volt.com.
O que achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário! É muito importante para nós.